O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca SAPE, Betinho Rosado, visitou nessa quinta-feira (01), o município de Cerro Corá e a comunidade rural Sítio Novo. Além do Povoado Albino.
No Sítio Novo o secretário participou do lançamento da mini fábrica de castanha.
Conclusão e demonstração da unidade de engorda de carneiro com ração de caju, no Povoado Albino. Na oportunidade também foi proferida uma palestra sobre o assunto, com objetivo de explicar para os agricultores daquela região, sobre os positivos resultados trazidos pela ração do caju.
Caprinos ovinos que na estação seca do ano chegam a perder mais de 25 g de peso vivo por dia, quando suplementados com ração de caju de boa qualidade pode ganhar acima de 150 g de peso vivo/dia favorecendo e incrementando a sustentabilidade do semi-árido.
A Emparn em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical e Emater RN, iniciaram em 2007 a condução de Unidade Técnicas Demonstrativas de Ração de Caju (UTDRCaju) como suplemento alimentar para cabritos e borrego.
Na composição e balanceamento da ração os ingredientes podem variar em função do custo da aquisição. Geralmente a formulação exclusiva para ruminantes contém: Resíduo de caju (50%), Torta de Algodão (15-20%), Torta de coco ou resíduo de castanha de caju (14-19%), Milho/sorgo (10%), Farinha de osso calcinha (3%), Ureia pecuária (2%) e Sal de cozinha (1%). Essa formulação apresenta em torno de 22% de proteína bruta, 3.000 kcal/kg de energia bruta, 1,0% de cálcio e 0,7% de fósforo.
Em unidades conduzidas em Boa Vista (Severiano Melo), Melancias (Apodi) e Chafariz (Mossoró) os animais apresentam um ganho médio de peso vivo de 12 a 16 kg em 120 dias, concluindo-se pela viabilidade técnica-econômica do manejo alimentar até um empate de custos e receitas, por possibilitar a venda de animais gordos em períodos secos, de escassez de oferta no mercado. A sustentabilidade do manejo é amplamente favorável para uma relação de preços em que a venda de um kg de carne caprino-ovina equivale à aquisição de 14 kg de ração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário