Social Icons

sábado

Taboleiro Grande: Sertanejo alimenta seu gado com xique-xique


A seca no Nordeste nesse ano de 2012, já foi constatada que é a maior dos últimos 40 anos, seus efeitos mais devastadores começaram a serem sentidos logo após o mês de junho, quando com poucas chuvas no período chamado de inverno não foram suficientes para encher reservatórios e nem fazer pasto para o gado.

Hoje o blog flagrou a luta de um sertanejo aqui em Taboleiro Grande para garantir o alimento a algumas cabeças de gado que possui.
Primeiro ele colheu a planta xique-xique (Pilosocereus gounellei) da família cactaceae, transportou numa carroça puxada por um boi até sua pequena propriedade.
Xique-xique
Em seguida, a espinhosa planta foi levada ao fogo para que seus espinhos sejam queimados, na última etapa o xique-xique é passado na forrageira onde é triturado se transformando numa espécie de pasta.


Por último é servido ao gado, que devora parecendo gostar da refeição, não se sabe, se pela fome que estão sentindo ou se a alimentação é mesmo boa, a verdade é que esse tipo de alimentação ao gado jamais foi servida em tempos de fartura.
Enquanto isso, mesmo já havendo previsões de um 2013 com um inverno pouco favorável, o sertanejo mantém a fé de que será um ano de fartura com um bom inverno.

Nenhum comentário: