Social Icons

segunda-feira

Enquanto alguns municípios amargam o fracasso do RPPS, outros teimam em não aprender e querem correr o risco

Enquanto prefeituras que optaram pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) enfrentam problemas dos mais variados, veja um caso Aqui, outros não aprendem e tentam a todo custo enfiá-lo de goela abaixo dos servidores, que em sua maioria, os que conhecem um pouco sobre o assunto são terminantemente contra.
Previdência Própria tem chances de dar certo em grandes municípios que arrecadam muito, isso quando bem administradas, já em municípios pequenos, que ainda por cima estão sempre em dificuldades financeiras, as chances de fracasso são grandes.
Qual prefeito vai se aguentar com algum tipo de dívida vendo dinheiro (da previdência própria) na sua frente?
A maior parte do rombo da previdência do servidor está sendo criada pelos prefeitos e secretários municipais que não repassam pontualmente as suas contribuições previdenciárias, deixando, assim, para os futuros prefeitos e secretários, o chamado déficit atuarial (falta de poupança para garantir os benefícios no futuro).
Sobra, então as perguntas: quem vai pagar os benefícios previdenciários dos aposentados e pensionistas quando a farra acabar? O problema da previdência é de inviabilidade ou de criminalidade?

Nenhum comentário: