Social Icons

terça-feira

Filho, sobrinho e irmão de 3 traficantes mortos, jovem celebra diploma: 'É preto, favelado e professor'

Vinícius exibe o diploma em educação física — Foto: Arquivo PessoalJovem comemorou nas redes sociais em tom de desabafo, 'curtido' por mais de 50 mil pessoas e compartilhado mais de 10 mil vezes. 'Sou um sobrevivente', disse em entrevista ao G1.
Herbert Vinícius nasceu em 1993, em Vigário Geral. Naquele ano, a comunidade da Zona Norte do Rio virou notícia no mundo por conta de uma das maiores chacinas ocorridas na história do Rio de Janeiro: 21 executados. A violência seguiu presente em sua vida: perdeu pai, tio e irmão, todos envolvidos com o tráfico de drogas e assassinados. Mas, com muito estudo e dedicação, seu rumo foi outro. No último dia 10, celebrou orgulhoso um feito inédito na família: o diploma universitário.
O mais novo professor de educação física comemorou nas redes sociais em tom de desabafo. Em menos de uma semana, a postagem foi curtida por 50 mil pessoas e compartilhada mais de 10 mil vezes.

Ao lado da foto em que veste a beca e exibe o canudo, escreveu:
“Filho, sobrinho e irmão de 3 traficantes mortos. Algumas poucas pessoas desejaram que eu tivesse o mesmo fim, porém, a história foi diferente. Vou exibir isso aqui em todo lugar mesmo, porque eu lutei pra conquistar. É preto, favelado e professor! Tô formado. #Edfisica”.
Em entrevista ao G1, Vinicius conta que mal conheceu o pai, morto quando ele era bem pequeno.
o tio, tem poucas lembranças. Recorda-se mais do irmão, Giovane: era um menino tranquilo e estudioso, até que entrou para o tráfico e morreu, aos 15 anos – Vinicius tinha 18.
"É aquilo, onde a gente mora, onde a gente vive, o tempo todo você convive com influências boas e ruins, e se você tiver uma cabeça fraca em algum momento, você desvia do caminho. Foi o que aconteceu com ele. Não dava nenhum indício de que ia fazer isso, de que ia seguir esse caminho, mas, de repente, sem a gente esperar, ele foi. Desapareceu lá e entrou nessa vida que a gente descobriu", conta Vinicius, sobre o irmão.

Família, esporte e estudo
A força maior para seguir pelo caminho dos estudos veio de dentro de casa, onde foi criado pela madrinha e pela mãe.

Fonte: G1

Nenhum comentário: