Social Icons

quarta-feira

Mãe morre com Covid-19 após parto de emergência em Natal; bebê passa bem

Amanda Gabriela Lima, de 30 anos, morreu vítima da Covid-19 nesta segunda-feira (15) — Foto: Cedida

Uma mulher de 30 anos morreu com Covid-19 quatro dias após passar por um parto de emergência, por complicações causadas pela doença. O caso aconteceu nesta segunda-feira (15) em Natal. O bebê, um menino, passa bem e está com a família.
Amanda Gabriela Lima da Costa, estava internada em uma UTI do Hospital Giselda Trigueiro, na capital potiguar, para onde foi transferida após o parto.
Grávida de 33 semanas, ela precisou passar pela cirurgia cesariana por causa da doença na última quinta-feira (11), um dia após ter sido internada com a doença no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte da capital.
Amanda era casada, mãe de 2 filhos, um de 5 e outro de 11 anos, e estava grávida do terceiro. Ela morava no Distrito de Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.
“Os sintomas apareceram por volta do dia 3 de março. Febre, gripe e diarreia. Na segunda-feira, dia 8, ela começou a sentir cansaço, fomos três dias seguidos na urgência do Hospital Berlamina Monte em São Gonçalo, onde nessa última ela foi encaminhada para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte (de Natal). Ao chegar lá, o médico já colocou ela em jejum para fazer a cesariana, ela estava com 33 semanas”, contou o irmão, Allan Lima.
O bebê nasceu na quinta-feira (11) e teve alta na sexta-feira (12). Ainda de acordo com o irmão, no domingo (14), Amanda foi transferida para o Hospital Giselda Trigueiro, onde chegou cansada e foi encaminhada para uma UTI.
“E ontem ela teve uma piora, precisou ser intubada, após 20 minutos ela teve a primeira das três paradas cardíacas. Na terceira ela não resistiu”, disse o irmão.
De acordo informações da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Amanda era usuária do Centro de Saúde de Santo Antônio, onde realizou todo pré-natal. Ainda de acordo com a secretaria, ela não tinha comorbidades.
Silmara Almeida, amiga de Amanda, contou que da última vez que conversou com a amiga, ela informou que o parto estava previsto para o dia 4 de abril. O bebê, João Pedro, nome escolhido por Amanda está com a avó paterna.
“Esse vírus está devastador. Eu perdi minha amiga de infância. Não está fácil. É uma dor terrível. As pessoas estão levando na brincadeira”, declarou a amiga.
São Gonçalo do Amarante tem 105 óbitos e 4.874 casos confirmados da Covid-19, segundo o último boletim da Sesap divulgado nesta segunda-feira (15).

Fonte: G1

Nenhum comentário: