Social Icons

quinta-feira

Morre homem que se mexeu após ter doação de órgãos autorizada


Morreu na quarta-feira o homem que se mexeu após ter sido declarado morto e a família autorizado a doação de órgãos no hospital municipal José Storopolli, conhecido como Vermelhinho, na Vila Maria, zona norte de São Paulo. O cobrador Hamilton Souza Maia, 43 anos, levou um tiro na cabeça durante um assalto no último dia 22 e os médicos o consideraram em morte cerebral após realizar tomografia no complexo hospitalar do Mandaqui, já que o Vermelhinho não conta com o equipamento.
No dia seguinte, o cobrador moveu as pernas, a cabeça e levantou uma mão. Os movimentos chegaram a ser classificados como "reflexos" pelos enfermeiros. Horas mais tarde, porém, três médicos afirmaram que Hamilton estava vivo e reagia a impulsos. Ainda assim, o estado de saúde do cobrador era gravíssimo, já que a bala estava alojada em sua cabeça e ele perdeu massa encefálica.
Ontem, os médicos voltaram a declarar morte cerebral e solicitar autorização para doação. A família hesitou, mas acabou autorizando.
O Conselho Regional de Medicina abriu sindicância para investigar o caso. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, também será aberta uma investigação preliminar para apurar as responsabilidades na informação incorreta transmitida à família.


Fonte: Portal Terra

Cursinho pré-vestibular

Agora você poderá fazer seu cursinho Pré-Vestibular sem ter que sair de Taboleiro Grande/RN.
No próximo dia 02 de abril estará acontecendo a aula inaugural do cursinho em Taboleiro Grande com o profº Renato Brasil.
Local: Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa.
Aula: Geografia.
Além de Renato Brasil, o cursinho contará com os professores:
Armando Jares - Língua Portuguesa
Flaviano Monteiro - História
Emerson Fitepaude - Matemática
Preço: R$ 5,00 por aula com direito a apostila.
Interessados procurar Denis Sales ou Carlos Souza
Essa alteração se deu por motivos do profº Armando Jares ter precisado se ausentar na data da aula inaugural

quarta-feira

Coisas da política

Foto: retirada da internet

Ano passado, no final do governo Iberê Ferreira – PSB o deputado estadual Getúlio Rêgo – DEM e oposição ferrenha ao governo embasou uma votação na assembleia que tratava de um aumento no remanejamento de recursos do estado, tratava isso como um absurdo.
Esse ano em posição diferente, agora como líder do governo Getúlio Rêgo, vota a favor do aumento de 2% no ICMS do estado.
Veja que incoerência:
No ano passado a votação sobre o remanejamento não tratava de aumento de imposto e era absurda para Getúlio Rêgo.
Esse ano, o aumento, segundo o deputado deve ser creditado na conta do governo passado.
Outra, o DEM alarma por todos os lados que é contra o aumente de impostos e até se gaba quando fala que foi responsável direto pela queda da CPMF.
Até agora, ainda não se viu o senador José Agripino se pronunciar sobre isso e a pergunta que fica é:
Em Brasília o DEM é contra aumento de CPMF e aqui no estado, o mesmo DEM é a favor do aumento do ICMS?

Enquete da semana

A enquete dessa semana, que terá dez dias de duração, quer saber qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias da administração da governadora Rosalba Ciarlini DEM.
O resultado será postado no mesmo dia que se encerrar a enquete.

terça-feira

Construção da nova escola

Está se aproximando o dia em que a Escola Estadual José Cláudio Alves estará hospedada em prédio próprio.
Desde sua fundação, em 1992, a escola acima citada funciona num prédio cedido pela prefeitura municipal, o da Abraão Cavalcante Bessa e isso tem sido, ao longo desses anos todos, um grande desconforto para as duas escolas, apesar do bom entrosamento dos diretores das duas instituições.
Após vários anos, a então governadora do estado Vilma de Farias resolveu contemplar Taboleiro Grande com um prédio próprio para a escola do estado, o município doou o terreno e as obras se iniciaram no mês de junho de 2010, com previsão de entrega dentro de 1 ano, pelo andamento da obra, tudo indica que a mesma será entregue dentro do cronograma.
Essa semana passada estive lá visitando a obra junto com o diretor Emerson Fitepaude e os professores Dênis Henrique e Carlos Souza, é, sem dúvida nenhuma uma grande obra.
Nove salas de aulas, salas para laboratórios de informática, física e química, seis banheiros, cozinha e cantina, diretoria, sala para secretarias, quadra de esporte coberta e estacionamento.
A obra está orçada no valor de mais de 2 milhões de reais e segundo o encarregado, José Nunes, dentro de no máximo três meses estará entregue pronta para ser utilizada.
Foto: Moacir Frente da Escola


Foto: Moacir Quadra de esportes

Foto: Moacir

Foto: Moacir Corredor principal

Foto: Moacir Material p/ acabamento


Foto: Moacir Reservatórios





Após 13 anos de luta contra o câncer, José Alencar morre em São Paulo aos 79 anos

Depois de lutar por mais de 13 anos contra um câncer na região abdominal, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde desta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. Alencar morreu às 14h41 em decorrência do câncer e de falência múltipla dos órgãos.
Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia -- e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).
O quadro clínico do empresário que ajudou a eleger Lula em 2002 e em 2006 piorou três dias antes do último Natal, quando foi internado com urgência após uma nova hemorragia abdominal provocada pelo tumor no intestino. Os médicos contiveram o sangramento, mas não puderam retirar os tecidos comprometidos pela doença, impedindo o político mineiro de se despedir do cargo em Brasília e de participar da posse da presidente Dilma Rousseff.
De dezembro até os primeiros meses de 2011, o ex-vice voltou a ser internado diversas vezes, sempre em situação muito grave (veja histórico abaixo). Cirurgias foram descartadas nas últimas internações devido ao estado delicado de sua saúde.
Em novembro de 2009, Alencar garantiu que se a saúde permitisse seria candidato ao Senado. No início do ano passado, cogitou tentar o governo de Minas Gerais. Porém, em abril, afirmou que não disputaria cargos por estar em tratamento de quimioterapia contra o câncer.
"Decidi não me candidatar a nada. Vou cumprir o meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa da mesma forma que subi. Subi a rampa com ele [Lula], vou descer com ele. Ele também não se afastou, vamos juntos", disse na ocasião. Proibido pelos médicos, ficou no hospital enquanto Dilma e seu sucessor, Michel Temer, recebiam o cargo no Palácio do Planalto.
Fonte: Portal Uol

segunda-feira

Jussier Cigano sofre tentativa de homicídio em Tabuleiro Grande/RN

Na noite do ultimo sábado(26), por volta das 20:40 horas, a pessoa de Wanderlânio Garcia de Araújo, 44 anos, conhecido por JussierCigano, se encontrava em sua residência na cidade de Tabuleiro Grande/RN, deitado em uma rede assistindo televisão quando chegou uma pessoa não identificada e efetuou três disparos de arma de fogo contra sua pessoa, sendo atingido por dois disparos na cabeça e um na clavículaJussier foi socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN e seu estado de saúde inspira cuidados médicos.
Segundo informações da Polícia local, realizaram diligencias desde a hora do fato e até agora não conseguiram identificar e nem prender o autor dos disparos, o malévolo após a prática do delito aproveitou-se do matagal e da escuridão para evadir-se.
No mês de Outubro de 2010, a vítima(Jussier Cigano) foi preso na cidade de Umarizal/RN por posse ilegal de arma, confira apostagemclicando AQUI.

Fonte: Blog Nosso Paraná - Link aí do lado

domingo

Sem cigarro


 2011, completa 8 anos que me libertei do vício de fumar, depois de muitas tentativas sem sucesso, um dia resolvi dizer basta e o segredo do sucesso para isso foi comunicar a família, coisa que das outras vezes não fazia, acho que o apoio foi determinante para isso. O vício do cigarro, por está relacionado a algo prazeroso, é um dos mais difíceis de largar. Quem não já viu um fumante bastante irritado com a falta de cigarro e depois de fumar voltar a ficar calmo? Ou quem já não ouviu um viciado reclamar de uma dor de cabeça por falta de cigarro? E que o mesmo seria a cura. Ao contrário do vício do álcool que causa prazer durante o consumo, mais que no outro dia o corpo padecendo faz a pessoa fazer juras de não beber mais. O cigarro não apresenta esses sintomas degradantes, pelo contrário, se associa ao prazer. Falso prazer. A pessoa quando fumante não consegue entender que o cheiro que exala é ruim, pois não é o mesmo do cigarro queimando sozinho, após sair do corpo é horrível e isso o fumante não consegue perceber. Passados 3 dias sem cigarro, quando me aproximei de um fumante aí entendi naquele dia toda reclamação de fedor que um dia alguém havia feito enquanto eu fumava e ali assinei de vez o “contrato” de fumo nunca mais. Dormia muito quando fumava, e achava que fazia aquilo por que era bom, não era o fumo tirava minha disposição de acordar cedo; não conseguia fazer uma longa caminhada e cansava logo, achava que estava ficando velho, não estava, a prova disso é que hoje sim estou mais velho e não tenho o cansaço de quando era mais novo (fumante); trocava qualquer alimentação simplesmente pelo café, para fumar, quantas vezes fiz isso? Várias. Acabou. Não faço mais e não farei jamais. Não existe uma receita ensinada por outra pessoa para deixar de fumar, tentei várias, e só deixei quando aceitei não querer mais e pronto. No dia que você fumante, quiser mesmo, deixará.

sábado

Indico

A lista de blogs que indico aí do lado direito acaba de sofrer alterações.
Entraram:
Blog de Carlos Escóssia
Blog da Professorinha, que já existia mas não acessava
Jornal de Portalegre
Blog do Júnior Pirata
Saíram:
O blog Francisco Dantas Notícias - uma pena, porque enquanto durou muito nos informou
O blog Por Trás das Grades - outra grande perda da blogosfera.

Enquete

A enquete da semana, que perguntava se você acha que a Copa do Mundo 2014, trará benefícios ou não para o RN, chega ao final com o seguinte resultado:
Sim - 79%
Não - 21%
Particularmente, acredito que esse evento terá seus prós e contras e no geral, o estado será bastante beneficiado com empregos, agora no pós copa, fica difícil saber se o que será construído realmente continuará gerando benefícios ao estado.
Tomara que sim.
Próximo enquete que irá ao ar na segunda-feira será sobre os 100 primeiros dias da administração da governadora Rosalba Ciarlini.

sexta-feira

Atualização

Matéria sobre a construção do prédio da Escola Estadual José Cláudio Alves já está pronta, mas só irá ao ar nesse sábado pela manhã.

Cursinho pré-vestibular

Agora você poderá fazer seu cursinho Pré-Vestibular sem ter que sair de Taboleiro Grande/RN.
No próximo dia 02 de abril estará acontecendo a aula inaugural do cursinho em Taboleiro Grande com o profº Armando Jares.
Local: Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa.
Aula: Português e Redação.
Além de Armando Jares o cursinho contará com os professores:
Renato Brasil - Geografia
Flaviano Monteiro - História
Emerson Fitepaude - Matemática
Preço: R$ 5,00 por aula com direito a apostila.
Interessados procurar Denis Sales ou Carlos Souza

RN cancela mais 179 convênios com Prefeituras

Os apelos do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, à governadora Rosalba Ciarlini, para o restabelecimento do diálogo com os Municípios e suas entidades foram ignorados.
A edição de hoje, 25, do Diário Oficial do Estado, publica atos da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, notificando prefeituras quanto à denúncia unilateral (cancelamento) de convênios firmados nos anos de 2006, 2008, 2009 e 2010.
A relação dos convênios ocupa as páginas 13 e 14 do Diário Oficial.
Foram denunciados oito convênios assinados em 2006, no valor total de R$ 1.146.654,99.
Relativos ao ano de 2008, foram denunciados nove convênios, no valor total de R$ 1.639.310,76.
Também foram cancelados 61 convênios firmados em 2009 no valor total de R$ 15.958.975,54.
O maior lote dos convênios - 101 - denunciados unilateralmente pelo Governo do Estado, foram firmados em 2010 e, de acordo com os números apresentados pela Secretaria de Infraestrutura, totalizam recursos da ordem de R$ 38.118.159,64.
Ainda de acordo com o ato assinado pela secretária titular da SIN, os prefeitos terão prazo de 30 dias para apresentar a prestação de contas dos recursos aplicados e fazer o recolhimento dos saldos a uma conta bancária do Governo do Estado.
No mesmo Diário Oficial, a SIN fez publicar outro ato, listando 29 convênios firmados com 25 prefeituras que apresentam pendências diversas e terão prazo de 30 dias para saná-las.
Fonte: Jornal do RN

quarta-feira

Acidente com carreta fecha a BR 405

Um acidente com uma carreta baú da Sadia placas ADQ 1982 de Santa Helena/PR  que virou e ficou atravessada na pista na saída da curva da Aroeira na BR 405 próximo a São Francisco do Oeste.
O acidente ocorreu por volta das 08:00hs da manhã e a previsão do corpo de bombeiro que se encontra no local é que a mesma só venha a ser removida do local lá para as 15:00 hs.
No acidente não morreu ninguém, apenas o motorista sofreu algumas escoriações no braço.
A fila de caminhões nos dois sentidos já é grande, a maioria dos carros pequenos chegam no local, não conseguem passar e retornam procurando outra rota, o mesmo não pode fazer carretas e caminhões que esperar a liberação da pista para seguir viagem.
Fotos do acidente.














ADI do Piso Salarial dos Professores será colocada em votação‏

Presidente do STF garante que colocará a ADI do Piso em votação até a próxima semana
O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, garantiu hoje aos deputados da Frente Parlamentar pelo Pagamento do Piso Salarial do Magistério que a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4167/08 será votada até quinta-feira da próxima semana. “Foi uma reunião muito proveitosa e estamos esperançosos de que o Supremo será sensível à questão e que decida em favor dos professores”, afirmou a deputada federal Fátima Bezerra, coordenadora da Frente e articuladora da reunião entre os deputados e o ministro Cezar Peluso.
Mais de 20 parlamentares, de diversos partidos, participaram do encontro, o que mostra o compromisso da Câmara dos Deputados com a educação. “A lei 11.738/08 foi votada por unanimidade pelos deputados e, infelizmente, não está sendo obedecida. É preciso que a ADI 4167 seja votada para que a lei seja respeitada”, argumentou Fátima Bezerra.
A reunião entre os deputados e o ministro Cezar Peluzo foi acompanhada pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professor Roberto Leão, que agradeceu o empenho da Frente pela votação da ADI. “O apoio da Frente Parlamentar pelo Pagamento do Piso Salarial do Magistério e, especialmente, da deputada Fátima Bezerra, está sendo determinante para que possamos resolver essa questão”, afirmou.
Fonte: Assessoria dep. Fátima Bezerra

terça-feira

Correios abrem concurso para 8,3 mil vagas de nível médio


Funções são de atendente comercial, carteiro e operador de triagem.
O salário base é de R$ 807,29. 

Os Correios lançaram edital de concurso para 8.346 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio. O salário base é de R$ 807,29. Do total de vagas, 20% são destinadas a portadores de deficiência (veja aqui o edital).
Os cargos são de atendente comercial (2.272 vagas), carteiro (5.060) e operador de triagem e transbordo (1.014). 
Além do salário, haverá benefícios como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos, carreiras e salários estruturado e possibilidade de desenvolvimento profissional.
As inscrições podem ser feitas das 10h de 23 de março às 23h59 de 5 de abril através do sitewww.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011A taxa de inscrição é de R$ 32,00. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13 de abril.
Os Correios disponibilizaram locais com acesso à internet para os candidatos fazerem as inscrições - clique aqui para ver.
A seleção terá prova objetiva para todos os cargos e avaliação da capacidade física laboral (teste de barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria) para carteiro e operador de triagem e transbordo. A prova objetiva será realizada nas cidades que constam noanexo I , de acordo com a opção do candidato no momento da inscrição.
A avaliação de capacidade laboral dos candidatos que se classificarem na prova objetiva será realizada em local a ser divulgado posteriormente em edital específico no site www.correios.com.br.
A prova objetiva, com duração de 3h30, será na data provável de 15 de maio, em 345 municípios de todas as regiões do país. Para atendente comercial e operador de triagem e transbordo será no período da manhã e para carteiro, no período da tarde.
A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, com 5 opções de respostas para cada uma, havendo somente uma opção correta. As provas são de língua portuguesa, matemática e informática.
Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, a partir da data provável de 9 de maio.
O prazo de validade do concurso é de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Fonte: Portal G1

segunda-feira

Enquete

A enquete dessa semana quer saber do web leitor:
A Copa do Mundo 2014, trará benefícios para o Rio Grande do Norte?
A enquete ficará no ar até sábado dia 26 e o resultado final será publicado no mesmo dia a noite.
Participe!

Deputados pedem ao STF que confirme piso nacional para professor

Representantes da Comissão de Educação e Cultura e da Frente em Defesa do Piso do Magistério na Câmara dos Deputados vão defender nesta terça-feira (22) junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que a Corte aprove a aplicação integral da lei que fixa o piso salarial nacional para os professores (R$ 1.187,00 neste ano).
 Segundo a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), dois dispositivos estão suspensos pelo STF a pedido dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, que impetraram ação em 2008 alegando, entre outros aspectos, que a lei viola o princípio da autonomia das unidades da Federação e fere normas que regulam a política orçamentária.
 A deputada afirma que uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.
 Fátima considera fundamental que o STF reverta essas decisões ao julgar o mérito da ação. “Esses dois artigos são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor lance mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto”, afirmou a deputada.
Fátima afirma que muitos prefeitos e também governadores têm se amparado na ação apresentada pelos cinco governos estaduais para não pagar o piso salarial, em prejuízo de parte dos 2,5 milhões de profissionais da educação em atividade no país.
Os prefeitos alegam, especialmente, dificuldades orçamentárias para cumprir a lei.
Fonte: Assessoria dep. Fátima Bezerra

Grupo de capoeira completa 10 anos de atividade

O grupo de capoeira “A corda Capoeirista” antigo “Ginga Legal”, completa 10 anos de atividades em Taboleiro Grande.
Sempre voltado para a prática e divulgação desse importante esporte, o A Corda Capoeirista desenvolve também atividades socioeducativa e durante esses anos já passaram por ele mais de 300 pessoas, segundo informa o seu monitor Golinha (Erivaldo Calixto).
No último sábado (19), aconteceu aqui em Taboleiro Grande uma aula comemorativa aos 10 anos de existência dos trabalhos desse grupo de capoeira na Escola Estadual Augusto Gomes de Paiva e contou com a ilustre presença do mestre Canela, responsável pela implantação da capoeira no município.
O evento contou com a presença dos graduados do mestre Canela e a participação das mães de todos os alunos, bem como, a presença de alunos do monitor Golinha responsável pelos trabalhos aqui na cidade.
Apoiaram o evento a empresa de Cosméticos Sempre Kiss e Ana Cristina de Bessa, diretora da Escola Estadual Augusto Gomes de Paiva que cede o espaço para esse trabalho voluntário do grupo de capoeira supra citado.
Veja fotos do evento abaixo.






Sai lista de espera do Prouni

Os candidatos a bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) que não foram pré-selecionados, ou os pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma já podem consultar a lista de espera do programa.
 A partir da classificação na lista, as instituições de educação superior deverão convocar os estudantes para verificação das informações prestadas na inscrição entre os dias 21 e 25 de março. O estudante deve verificar o local e horário de comparecimento para confirmar as informações.

sábado

Perigo nas estradas


O perigo nas estradas brasileiras são diversos e aqui na região Nordeste, além de motorista embriagado, alta velocidade, curvas perigosas, estradas má conservadas e estradas novas também, convivemos com o perigo constante de nos deparar repentinamente com um animal na pista.
Hoje quando íamos para Pau dos Ferros no ônibus de Batam, logo após São Francisco do Oeste, próximo a comunidade Cachimbo Acesso, para evitar um acidente de maiores proporções Batam teve que optar por bater num jumento e graças a Deus, não houve vítimas no ônibus, somente danos materiais como mostra a foto, no entanto, o jumento, com a forte pancada teve morte instantânea.
É muita irresponsabilidade de quem mantém animais nas estradas.

Resultado da enquete

Durante a semana, o blog perguntou através de uma enquete instalada ai na parte direita superior o que o e-leitor pretende fazer na próxima eleição com relação ao voto de vereador:
Se vai votar no mesmo que votou na eleição passada;
Se vai mudar o voto e;
Se ainda não decidiu sobre isso.
Eis o resultado:
Disseram que pretende repetir o voto 36%
Disseram que pretende mudar o voto 58%
E se disseram indecisos 5%.
Essa enquete não tem nenhum valor científico e, portanto, não deve ser considerada como pesquisa.
Segunda-feira terá nova enquete no ar.
Se o leitor quiser medir através do blog algum assunto, me envie sugestão de enquete e a montarei sempre com duração de uma semana.

sexta-feira

Copa do mundo no RN


Muitos que foram contra que o Rio Grande do Norte recebesse jogos da copa do mundo em 2014, hoje são a favor, já os que eram a favor, hoje parece se posicionar contra.
Qual a explicação para isso?
Simples a resposta: política.
Quando o RN foi escolhido como uma das sedes para a copa de 2014, o governo pertencia a outro grupo político.
As discussões continuam, só que com a troca de lado dos grupos que defendiam e dos que eram contra.
Vez por outra a imprensa do RN, solta nota falando que as obras para a copa se encontram atrasadas, o que é verdade, mas não se resume só ao RN, quase todos os estados, mesmo aqueles que iniciaram as obras primeiro se encontram em atraso.
A mais nova polêmica sobre a copa no RN é o montante de dinheiro que o governo atual arregimentou para garantir a construção do estádio das Dunas, algo em torno de 1,3 bilhão de reais.
Falam que é muito dinheiro e é mesmo, por outro lado temos a degradação a cada dia de serviços básicos como educação, saúde, segurança entre outros, o que seria resolvido com esse tanto de dinheiro ai, se não fosse, mas ajudaria bastante.
No entanto, há de se ressaltar que se o estado entrou na concorrência para ser sede e venceu, não é prudente recuar, o dinheiro que será utilizado não será o mesmo que se usa para essas funções, vem de fora, embora requeira garantias, é exagero achar que o estado vai deixar de pagar funcionalismo, para bancar essas obras, além do mais, muitos empregos serão gerados nesses quatro anos vindouros no RN.
Quem disse que não dá para fazer as duas coisas, para isso basta que se governe bem e pronto.
A polêmica seria a mesma se o estado tivesse conseguido ser sede e depois desistido.

Sábado de Aleluia em Pau dos Ferros

Promoção: Chico Cobra D'Água

quinta-feira

Fim da reeleição

O fim da reeleição foi aprovada de forma consensual numa comissão do senado que trata do assunto e irá a votação no senado e na câmara, mas isso não quer dizer que a reeleição vá acabar logo agora, talvez tenhamos mais uma eleição com reeleição para quem está no primeiro mandato, como no caso da presidente Dilma Roussef, que além de ter direito a reeleição ainda ganharia mais 1 ano no último mandato que iria para 5 anos, isso caso fosse reeleita, claro.
Nada está definido, não existe sequer um texto formal sobre o assunto que após votação no senado, poderá inclusive ser mudado na câmara e começar tudo de novo.
Essa comissão também votou a favor do voto obrigatório, uma grande contradição da nossa democracia, pois se é democracia, porque se obriga a votar?

Falando nisso...
Existe já há algum tempo um movimento dos prefeitos para tentarem ganhar mais 2 anos de "dor de cabeça", ou seja, 2 anos mais no mandato e o pretexto é que igualaria todas as eleições em um mesmo ano. 
Digo que eles andam querendo mais dor de cabeça porque é comum vê e ouvir prefeitos se mal dizendo quando os repasses de FPM, por exemplo, dão aquela caidinha, depois quando aumentam mudam de idéia e muitos vendem até a alma para permanecer no poder.
Juntando todos os recursos que entram nos menores municípios do RN, nenhum prefeito governou em 2010 com menos de meio milhão/mês.
É ou não é uma boa dor de cabeça?

Comissão do Senado aprova fim da reeleição e mandato de 5 anos

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira o fim da reeleição no país, com a ampliação dos mandatos no Poder Executivo para cinco anos --que valeria para presidente da República, governadores e prefeitos.
Se for aprovada pelo Congresso como na comissão, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo, como a presidente Dilma Rousseff --que continuaria tendo direito a disputar a reeleição daqui a quatro anos.
A mudança entraria em vigor para os eleitos em 2014, o que atingiria a petista somente se ela fosse reeleita para um segundo mandato.
Os senadores também decidiram manter o sistema do voto obrigatório no país, mesmo com parte da comissão favorável ao voto facultativo. "Temo o risco de termos governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva. Em momentos de crise, isso pode gerar instabilidade", disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
A comissão vai apresentar somente no dia 5 de abril o relatório final com todas as suas decisões, mas até lá vai discutir quatro temas da reforma por semana --com decisões parciais a respeito de cada um.
Apenas dois senadores se declararam favoráveis à manutenção da reeleição no Poder Executivo: Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Francisco Dornelles (PP-RJ). Outros doze senadores foram contrários à manutenção do modelo atual, em que os chefes dos Executivos assumem mandatos de quatro anos, com a possibilidade de reeleição.
"A reeleição é um instituto pouco republicano. Na época em que foi votada, fiquei extremamente preocupado. Participar da eleição com alguém com a máquina e a caneta cheia de tinta é muito complicado", disse o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), ex-presidente da República.
Também ex-presidente, o senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) "impôs" a reeleição ao país em 1997 enquanto estava na Presidência da República para benefício próprio. "Ele não teve nem o cuidado de dizer que seria depois do seu mandato", afirmou.
VOTO OBRIGATÓRIO
Favorável à reeleição, Ferreira disse que o cidadão tem o direito de manter no poder um dirigente que faz um bom trabalho. "Se o cidadão está feliz com a condução do governo, por que não dar a ele o direito de exercer essa preferência", questionou o tucano.
O voto facultativo teve o apoio de apenas três senadores: Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco e Francisco Dornelles.
Sobre a manutenção do voto obrigatório, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o poderio econômico pode agir para cooptar eleitores mesmo se o voto for facultativo no país.
"Alguém ia aparecer para alguém votar ou para alguém não votar. Os que não querem exercer o direito do voto já podem hoje votar nulo ou em branco."

Fonte: Folha.com