Social Icons

terça-feira

Jovem morre em academia e polícia apura negligência

Dayane de Jesus morreu após ter um mal súbito enquanto treinava
A polícia civil do Rio de Janeiro investiga a morte de uma jovem de 22 anos em uma academia em Copacabana, na zona sul carioca.
A estudante Dayane de Jesus morreu na noite da última terça-feira (20/5) após ter um mal súbito enquanto treinava. O local foi interditado pela polícia por descumprir normas administrativas de socorro.
Testemunhas disseram que não havia nenhum aparelho desfibrilador para atender Dayane de Jesus. A jovem cursava Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, uma lei de 2021 determina que centros de treinamento tenham, para uso imediato, ao menos um desfibrilador para ajudar no socorro. Em 2022, uma nova lei ampliou os locais obrigados, incluindo academias.
A norma diz ainda que os responsáveis devem preparar as equipes para o adequado funcionamento do equipamento.
Imagens de câmeras de segurança mostram homens prestando auxílio para a moça. Um dos alunos que ajudava era médico e solicitou o desfibrilador, que não estava disponível.

Interdição
Na manhã desta quarta-feira (21/5) o estabelecimento foi interditado pela Polícia Civil. Amigos relataram que Dayane tinha histórico de problemas cardíacos, mas estava com os exames em dia.
Agora, a polícia aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para indicar a causa da morte e esclarecer se algum fator preexistente pode ter contribuído para o mal súbito.
Já na noite desta quarta-feira a academia publicou uma nota em suas redes sociais sobre o caso.
“A Direção da Forma Fitness vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento de uma de nossas alunas, ocorrido nas dependências da academia na data de ontem. Em respeito à memória da aluna falecida, à sua família e amigos, e em consideração ao luto de toda a nossa comunidade, informamos que a academia permanecerá fechada durante todo o dia de amanhã 22/05/2025. Contamos com a compreensão de todos neste momento de dor e solidariedade.”

Outro caso
Uma mulher morreu enquanto se exercitava em uma academia no município de Santo Estêvão, no centro-norte baiano.

Fonte: Matheus Herbert/Gazeta SP
Foto: Reprodução

Nenhum comentário: