Social Icons

quarta-feira

Entenda o que pode ter causado a morte de pesquisador paulista durante escavação em gruta no Ceará

O caso foi registrado nesta terça-feira (30) no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte, interior do estado.
Inalação de gases tóxicos ou movimentação da terra podem ter causado o desmaio do pesquisador Janderson Assandre, de São Carlos (SP), conforme o Corpo de Bombeiros. Janderson foi encontrado morto nesta terça-feira (30) durante uma atividade de escavação em uma gruta no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte.
Janderson era pesquisador e biólogo e estava no local com outro colega realizando a escavação quando ambos passaram mal. O pesquisador desmaiou no interior de uma fenda e foi resgatado sem vida. A vítima, de 31 anos, tinha experiência como escalador.
De acordo com o corpo de Bombeiros do Ceará, que fez o resgate da dupla, as primeiras informações apontam que o desmaio pode ter sido provocado por movimentação de terra ou pela possível inalação de gases tóxicos. Ainda não há, no entanto, confirmação sobre as circunstâncias da morte.
"As equipes do CBMCE, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), atuaram no resgate, que exigiu técnicas especializadas devido ao risco de desmoronamento e à profundidade da cavidade. Infelizmente, uma das vítimas já se encontrava em óbito no momento da chegada da guarnição. A segunda foi retirada com vida e entregue aos cuidados da equipe do Samu para atendimento médico."

Entenda as duas hipóteses:
A movimentação brusca de terra na área de gruta pode ter causado uma pancada, levando a problemas circulatórios, desmaio e até morte.
A inalação de gases tóxicos liberados durante escavações em grutas pode ter causado mal-estar dos dois pesquisadores e, em seguida, o desmaio de Janderson.
Um caso semelhante ocorreu no Ceará em 2017, quando três pessoas morreram e uma foi hospitalizada ao inalar gás tóxico em um tanque aquático em um centro de reabilitação do Sesc de Iparana, na Grande Fortaleza.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que também atendeu a ocorrência à época, é comum a presença de gases tóxicos em poços, onde o ar também é mais rarefeito. A combinação dos fatores pode causar desmaios.
O pesquisador sobrevivente foi encaminhado para atendimento médico no Hospital São Raimundo em Limoeiro do Norte. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. O corpo de Janderson será velado em São Carlos em data a definir.
Em nota publicada nas redes sociais, o Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (Cume) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde Janderson se graduou, lamentou a morte do jovem e prestou apoio à família do pesquisador:
"Um dia muito difícil para todos que passaram ao seu redor mesmo que por poucos instantes e já sentiram sua imensa presença cativante e acolhedora", disse a instituição.

Fonte: G1 - RN

Nenhum comentário: